CLAUDIA XIMENEZ

Minha foto
Possui Graduação em Pedagogia pela UNESP(1991),Especialização em Psicopedagogia pela USP (1993), Mestrado em Psicologia da Educação pela USP (2001)e Doutorado pela UNESP (2013). Sou Profa Adjunto no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), junto à área de Psicologia Educacional, desde 2001. Em meu percurso profissional, atuei como Psicopedagoga Clínica e Institucional em instituições públicas paulistas (São José dos Campos, Bebedouro e Ribeirão Preto) durante 7 anos; Fui Docente na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e na Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 2001; Docente e Orientadora de Monografias em Cursos de Especialização na área de Psicopedagogia ; Coordenei um Programa de Extensão, "Ludoteca", onde desenvolvi estudos e orientei monografias, TCCs e bolsistas na tematica "Brincar na Infância em contextos educativos não-formais". Tenho experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Brincar na Infancia; Ludicidade e Formação de Professores; Memória Lúdica de Professores e implicações na pratica e concepções docente; Cinema e Infância; http://lattes.cnpq.br/1868082043428099

domingo, 27 de dezembro de 2009

INFÂNCIA E LITERATURA: ECO DAS BRINCADEIRAS INFANTIS…

 Cadernos de História da Educação - nº. 4 - jan./dez. 2005

INFÂNCIA E LITERATURA: ECO DAS BRINCADEIRAS INFANTIS…


João Amado*

* Professor Associado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa.

Resumo


Neste texto oferecemos um breve panorama de brinquedos e jogos tradicionais, construído na base de registos sublinhados em diversas obras da literatura portuguesa do séc. XIX e XX, constituindo-se, desse modo, num contributo para a história da infância. O texto estrutura-se numa sequência de doze categorias (constelações), que também nos ajudará, na continuidade de nossos trabalhos anteriores, a oferecer aos interessados uma pista para a classificação dos registos (etnográficos, históricos, literários, e outros.) em torno da enorme variedade dos brinquedos étnicos ou populares.


Este texto, eu recomendo para leitura àqueles que se interessam pela temática deste blog...

Nenhum comentário:

Como você classifica o teor deste Blog?

Seguidores

Total de visualizações de página