CLAUDIA XIMENEZ

Minha foto
Possui Graduação em Pedagogia pela UNESP(1991),Especialização em Psicopedagogia pela USP (1993), Mestrado em Psicologia da Educação pela USP (2001)e Doutorado pela UNESP (2013). Sou Profa Adjunto no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), junto à área de Psicologia Educacional, desde 2001. Em meu percurso profissional, atuei como Psicopedagoga Clínica e Institucional em instituições públicas paulistas (São José dos Campos, Bebedouro e Ribeirão Preto) durante 7 anos; Fui Docente na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e na Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 2001; Docente e Orientadora de Monografias em Cursos de Especialização na área de Psicopedagogia ; Coordenei um Programa de Extensão, "Ludoteca", onde desenvolvi estudos e orientei monografias, TCCs e bolsistas na tematica "Brincar na Infância em contextos educativos não-formais". Tenho experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Brincar na Infancia; Ludicidade e Formação de Professores; Memória Lúdica de Professores e implicações na pratica e concepções docente; Cinema e Infância; http://lattes.cnpq.br/1868082043428099

domingo, 27 de dezembro de 2009

Museu do Brinquedo em Portugal - Entrevista com seu idealizador: João Arbués Moreira

Este texto, eu recomendo para leitura àqueles que se interessam pela temática deste blog... e você o localiza também na pagina recomendada no link.



João Arbués Moreira

(Colecionador que dá nome à Fundação Arbués Moreira, que administra o Museu do Brinquedo em Sintra - Portugal )

Relato de um adulto que tem na memória uma infancia permeada por lembranças de experiências lúdicas intensas e marcantes, representada por objetos ludicos específicos, papéis sociais ligados à familiares e experiências de vida as mais diversas, que, por sua vez, traduzem sua identidade cultural e pessoal.

Desde criança que para mim cada brinquedo é uma nova descoberta e uma oportunidade para sonhar.


Na minha infância, a família e em particular o meu avô materno, ofereceram-me inúmeros sonhos: automóveis, bicicletas, soldadinhos de chumbo, jogos... brinquedos que povoavam a minha realidade e que eu nunca estraguei. Guardava-os, arrumava-os, brincava com eles, e eles foram ganhando maior importância e espaço na minha vida.

Aos onze anos comecei a colecioná-los. O desejo de completar séries e de obter algumas peças mais raras levou-me a procurá-los assiduamente, e a sua aquisição tornou-se determinante e lúdica, um jogo.

Comparar coleções com as de outros rapazes da minha idade, fazer trocas e ter a grande sorte de poder comprar o que quisesse nas duas melhores lojas de brinquedos de Lisboa, tudo isto fez com que os brinquedos estruturassem a minha personalidade e se acumulassem numa determinada ordem que se foi impondo.


As viagens e o fato de ter estudado em Inglaterra, proporcionaram aquisições e contatos diversos que enriqueceram de modo muito significativo o meu acervo.

Uma verdadeira coleção que foi ocupando todos os cantos da minha casa e também grande tempo dos meus dias de adulto, procurando sempre aquele brinquedo que me faltava..

Uma procura para aquisição de peças mais antigas e o interesse pela história da humanidade que os brinquedos tão bem documentam.


A coleção passou naturalmente de privada a pública, grupos de pessoas começaram a interessar-se e a visitá-la em minha casa.

Com muito prazer partilhei os meus brinquedos com o olhar de muitas outras pessoas. Tornou-se então essencial encontrar um espaço público para expor toda a coleção.


Assim, foi criada em 1987 a Fundação Arbués Moreira, à qual doei todo o meu espólio .

Em 1989, mediante um acordo com a Câmara de Sintra foi-me cedido por esta entidade um local para a instalação do Museu do Brinquedo. Assim se inaugurou o primeiro espaço do Museu que logo se foi tornando exíguo.


Nunca parei de colecionar e, com a abertura do Museu ao público, as doações aumentaram e as peças foram-se acumulando.


Em 1997, a cedência pela Câmara de novas instalações para o Museu, no antigo quartel dos bombeiros da Vila de Sintra, veio na hora certa. Neste edifício, cheio de História, agora recuperado e adaptado a museu, encontram-se os brinquedos, meus e de todos os que comigo têm partilhado esta viagem infindável.


Os brinquedos ajudaram-me a crescer e a perceber o mundo, tornando-se primordial a sua ligação à História da humanidade.

Na minha coleção, eles falam sempre de uma pessoa, de uma vida, de uma época.

A intimidade, as modas, as guerras, as ideias, a política, a economia ligam-se eternamente ao que cada brinquedo traz dentro de si. 

Como se brincava e como se brinca? Como era o menino ou a menina que se encantou com aquele boneco ou soldado? O que se imitava ou se pretendia influenciar? A guerra ou a paz?

Questões eternas que é preciso analisar, ler e investigar, o que venho fazendo ao longo da minha vida.

Histórias, questões que, aqui no Museu, partilho com todos os que nos visitam, enriquecendo os meus conhecimentos todos os dias desta minha aventura desde criança.


Muito teria mais para contar sobre os brinquedos, suas histórias, seus artesãos, seus fabricantes, seus países de origem, etc....mas isto é apenas um site.

Tentarei, de entre os cerca de 40 000 brinquedos expostos, mostrar-vos os que mais gosto e os mais raros, não só pelo seu valor e antiguidade, mas também pela sua simplicidade e engenho.

Eis uma mostra do que originou a idealização deste Museu do Brinquedo, em Portugal.

Nenhum comentário:

Como você classifica o teor deste Blog?

Seguidores

Total de visualizações de página