CLAUDIA XIMENEZ

Minha foto
Possui Graduação em Pedagogia pela UNESP(1991),Especialização em Psicopedagogia pela USP (1993), Mestrado em Psicologia da Educação pela USP (2001)e Doutorado pela UNESP (2013). Sou Profa Adjunto no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), junto à área de Psicologia Educacional, desde 2001. Em meu percurso profissional, atuei como Psicopedagoga Clínica e Institucional em instituições públicas paulistas (São José dos Campos, Bebedouro e Ribeirão Preto) durante 7 anos; Fui Docente na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e na Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 2001; Docente e Orientadora de Monografias em Cursos de Especialização na área de Psicopedagogia ; Coordenei um Programa de Extensão, "Ludoteca", onde desenvolvi estudos e orientei monografias, TCCs e bolsistas na tematica "Brincar na Infância em contextos educativos não-formais". Tenho experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Brincar na Infancia; Ludicidade e Formação de Professores; Memória Lúdica de Professores e implicações na pratica e concepções docente; Cinema e Infância; http://lattes.cnpq.br/1868082043428099

terça-feira, 15 de junho de 2010

"FIOS E TEIAS DE UMA REDE EM EXPANSÃO COOPERAÇÃO ACADÊMICA NO CAMPO DA PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA

http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php?journal=revistateias&page=article&op=viewFile&path%5B%5D=511&path%5B%5D=439


Título do Artigo indicado para leitura:

"FIOS E TEIAS DE UMA REDE EM EXPANSÃO COOPERAÇÃO ACADÊMICA NO CAMPO DA PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA

Auores:
Elizeu Clementino de Souza1
UNEB

Maria da Conceição Passeggi2
UFRN

Christine Delory-Momberge3r
PARIS 13-NORD

Daniel Hugo Suárez4
FFyL
UBA

RESUMO


O presente texto apresenta entradas que têm possibilitado alargar os horizontes de intercâmbio
interuniversitário no domínio da investigação com histórias de vida e a pesquisa (auto)biográfica em Educação. Focalizará uma rede de pesquisa que vem se constituindo, nos últimos cinco anos, com a participação de quatro grupos de pesquisadores que trabalham nessa área em diferentes instâncias e diversas modalidades de atuação. Discute as experiências de pesquisa de cada grupo e o papel de associações científicas no fortalecimento de parcerias. Do ponto de vista geográfico e cultural, os grupos reúnem pesquisadores de universidades da Argentina, Brasil e França, o que tem favorecido aberturas valiosas para a internacionalização da pesquisa nos territórios da francofonia, lusofonia e da hispanofonia.

Palavras-chave: Cooperação internacional. Pesquisa (auto)biográfica e Educação. Práticas de formação.

1 Pesquisador CNPq. Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia. Coordenador do Programa
de Pós-Graduação me Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia. Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica. Secretario Adjunto ANPEd (2010/2011)
esclementino@uol.com.br

2 Professora do Departamento de Educação e da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal
do Rio Grande do Norte. Líder do GRIFARS/CNPq. Presidente da Associação Norte Nordeste de Histórias de Vida em Formação (ANNHIVIF). Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BIOgraph) cpasseggi@digizap.com.br

3 Diretora do Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Paris 13. Diretora do Laboratório EXPERICE. Presidente da ASIHVIF (Associação Internacional das Histórias de Vida em
Formação e Pesquisa Biográfica em Educação) delbourg@club-internet.fr

4 Professor do Departamento de Ciências de la Educación e Pesquisador do Instituto de Investigaciones
em Ciências de la Educación da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. Líder
do Grupo Memória docente e documentação narrativa. Pesquisador do LPP. danielh@lppbuenosaires.net

Este conteúdo foi encontrado no endereço acima referido e retirado integralmente para fins de divulgação, respeitando-se direitos autorais. Sem fins comerciais.

Nenhum comentário:

Como você classifica o teor deste Blog?

Seguidores

Total de visualizações de página