CLAUDIA XIMENEZ

Minha foto
Possui Graduação em Pedagogia pela UNESP(1991),Especialização em Psicopedagogia pela USP (1993), Mestrado em Psicologia da Educação pela USP (2001)e Doutorado pela UNESP (2013). Sou Profa Adjunto no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), junto à área de Psicologia Educacional, desde 2001. Em meu percurso profissional, atuei como Psicopedagoga Clínica e Institucional em instituições públicas paulistas (São José dos Campos, Bebedouro e Ribeirão Preto) durante 7 anos; Fui Docente na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e na Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 2001; Docente e Orientadora de Monografias em Cursos de Especialização na área de Psicopedagogia ; Coordenei um Programa de Extensão, "Ludoteca", onde desenvolvi estudos e orientei monografias, TCCs e bolsistas na tematica "Brincar na Infância em contextos educativos não-formais". Tenho experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Brincar na Infancia; Ludicidade e Formação de Professores; Memória Lúdica de Professores e implicações na pratica e concepções docente; Cinema e Infância; http://lattes.cnpq.br/1868082043428099

terça-feira, 22 de março de 2011

A Infancia vai ao cinema

Coleção "Cinema, cultura e educação", Editora Autêntica.


Release - A Infância vai ao Cinema


Os organizadores da Coleção Cinema, Cultura e Educação compreendem a Educação como uma complexa e delicada arte de tecer vidas e identidades humanas, fazendo fruir as capacidades lógico-cognitivas, estético-expressivas, e ético-morais existentes, potencialmente em cada criança e em cada jovem. Acredita-se que o Cinema pode ter uma importância fundamental nesse fenômeno. Pensando nisso, escreveram o livro A infância vai ao Cinema para mostrar como a infância e a criança vem sendo representada pela sétima arte.

Além de contar com a participação de autores brasileiros, o livro conta com autores da Espanha, Argentina e Moçambique. Como nas últimas décadas, vários filmes trabalharam com o conceito de infância como alegoria e apresentaram as crianças como atores sociais, os autores desta coletânea apostam que: “Observando as crianças nas histórias que os filmes contam, nas cenas filmadas, nas imagens e nos gestos em movimentos, descortinam-se as orientações políticas e ideológicas dos contextos em que estão inseridas, sua situação social, a pluralidade cultural, a diferença de idade e tamanho, as religiões e visões de mundo, as interações entre meninos e meninas, as relações com os adultos ou jovens, o poder e o controle institucional, a brincadeira e o trabalho, a seriedade e o riso”.

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação


Sinopse do livro  "A Infancia vai ao Cinema"

Este livro é o quarto título da Coleção Cinema, Cultura e Educação. Desta vez, vários filmes são analisados para mostrar como a criança e a infância são representadas nas películas. Observando as crianças nas histórias que os filmes contam, nas cenas filmadas, nas imagens e nos gestos em movimento, os autores debruçam-se sobre as orientações políticas e ideológicas dos contextos em que estão inseridas, sobre a situação social mostrada, a pluralidade cultural, as interações entre meninos e meninas, entre outros pontos. Assim como os outros da Coleção é um instrumento para se pensar a relação entre Cinema e Educação.

Sobre os autores

Inês Assunção de Castro Teixeira

Doutora em Educação e professora da Graduação e Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Condição e Formação Docente da Faculdade de Educação da UFMG e do Programa de História Oral do Centro de Estudos Mineiros da UFMG. Membro do Programa Ações Afirmativas, na mesma universidade.

José de Sousa Miguel Lopes

Doutor em Filosofia e História da Educação pela PUC São Paulo. Tem desenvolvido pesquisas e publicações sobre relações étnico-raciais e temáticas da Antropologia na Educação.

Outros Títulos desta Coleção:

Outras terras à vista -
Cinema e Educação do Campo
A juventude vai ao cinema
A diversidade cultural vai ao cinema
A escola vai ao cinema
A infância vai ao cinema
A mulher vai ao cinema

Nenhum comentário:

Como você classifica o teor deste Blog?

Seguidores

Total de visualizações de página