CLAUDIA XIMENEZ

Minha foto
Possui Graduação em Pedagogia pela UNESP(1991),Especialização em Psicopedagogia pela USP (1993), Mestrado em Psicologia da Educação pela USP (2001)e Doutorado pela UNESP (2013). Sou Profa Adjunto no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), junto à área de Psicologia Educacional, desde 2001. Em meu percurso profissional, atuei como Psicopedagoga Clínica e Institucional em instituições públicas paulistas (São José dos Campos, Bebedouro e Ribeirão Preto) durante 7 anos; Fui Docente na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e na Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 2001; Docente e Orientadora de Monografias em Cursos de Especialização na área de Psicopedagogia ; Coordenei um Programa de Extensão, "Ludoteca", onde desenvolvi estudos e orientei monografias, TCCs e bolsistas na tematica "Brincar na Infância em contextos educativos não-formais". Tenho experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Brincar na Infancia; Ludicidade e Formação de Professores; Memória Lúdica de Professores e implicações na pratica e concepções docente; Cinema e Infância; http://lattes.cnpq.br/1868082043428099

terça-feira, 22 de março de 2011

Programa da Disciplina "Cinema e Escola", cursada no Programa de Pós Graduação em Educação da Unesp Campus Araraquara / 1º semestre 2011.

Aproveito a oportunidade ao falar em cinema, para divulgar o Programa da Disciplina que estou cursando como aluna no Programa de Pos-Graduaçao em Educação, junto à UNESP, Campus de Araraquara, no primeiro semestre de 2011.

NOME DA DISCIPLINA: Cinema e Escola


PROFESSORES RESPONSÁVEIS Denis Domeneghetti Badia e Maria Cristina de Senzi Zancul

EMENTA:

O cinema. Cinema e imaginário social acerca da ciência e da escola. O uso de filmes como instrumento de observação, meio de expressão e veículo formador do imaginário social. O uso pedagógico das imagens cinematográficas. Cultura, Escola, Sociedade e Meio Ambiente.

PROGRAMA:


1. O que é cinema. Aproximações.


2. O cinema como expressão cultural.


3. O cinema como fonte para o estudo do imaginário social.


4. O uso da imagem cinematográfica em atividades pedagógicas.


5. Imaginário, Cultura e Escola.


6. Sociedade e Meio Ambiente

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BERNANDET, Jean Claude. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense, 20006

FERRO, M. O filme: uma contra-analise da sociedade. In: LE GOFF, Jaques; Nora, Pierre (orgs.) História: novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.

GILMOR, D. O clube do filme. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2009.

LEANDRO, A. Da imagem pedagógica à pedagogia da imagem. Comunicação & Educação. São Paulo, (21), p. 29 a 36, maio/ago. 2001.

NÓVOA, j. FRESSATO, S. B. e FEINGELSON, K. (org.) Cinematógrafo: um olhar sobre a história. Salvador: EDUFBA, Ed. da UNESP, 2009.

OLIVEIRA, Bernardo Jefferson (org.) História da Ciência no Cinema. Belo Horizonte, M. G: Argvmentum, 2005.

______________________________História da Ciência no Cinema 2. Belo Horizonte, M. G: Argvmentum, 2007.


____________________________Cinema e imaginário científico. História, Ciências, Saúde, Manguinhos, v. 13 (suplemento), p. 133-150, outubro 2006.


Metz, Cristian. O significado do cinema. São Paulo, Perspectiva, 2004.

Este conteúdo foi encontrado no endereço acima referido e retirado integralmente para fins de divulgação, respeitando-se direitos autorais. Sem fins comerciais.

Nenhum comentário:

Como você classifica o teor deste Blog?

Seguidores

Total de visualizações de página