CLAUDIA XIMENEZ

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Possui Graduação em Pedagogia pela UNESP(1991),Especialização em Psicopedagogia pela USP (1993), Mestrado em Psicologia da Educação pela USP (2001)e Doutorado pela UNESP (2013). Sou Profa Adjunto no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), junto à área de Psicologia Educacional, desde 2001. Em meu percurso profissional, atuei como Psicopedagoga Clínica e Institucional em instituições públicas paulistas (São José dos Campos, Bebedouro e Ribeirão Preto) durante 7 anos; Fui Docente na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e na Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 2001; Docente e Orientadora de Monografias em Cursos de Especialização na área de Psicopedagogia ; Coordenei um Programa de Extensão, "Ludoteca", onde desenvolvi estudos e orientei monografias, TCCs e bolsistas na tematica "Brincar na Infância em contextos educativos não-formais". Tenho experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Brincar na Infancia; Ludicidade e Formação de Professores; Memória Lúdica de Professores e implicações na pratica e concepções docente; Cinema e Infância; http://lattes.cnpq.br/1868082043428099

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Aliança pela Infância


Conteúdo extraído, para fins de divulgação, do site: http://www.aliancapelainfancia.org.br/apresentacao.php


A Aliança pela Infância é um movimento mundial - Alliance for Childhood - uma rede que atua facilitando a reflexão e a ação das pessoas que se preocupam com o cuidado e com a educação das crianças.



Nasceu em 1997 na Inglaterra a partir da preocupação de um grupo de pessoas com a situação da infância no mundo contemporâneo: a falta de espaços para brincar, o consumismo desenfreado, a pressão escolar precoce, entre outros desafios.


Constituindo-se em um novo modelo de cooperação internacional, a Aliança pela Infância caracteriza-se por ser uma rede, uma aliança de pessoas e organizações unidas por ideais comuns visando à melhoria da vivência da infância.


A rede existe no espírito de colaboração no qual todos os envolvidos podem encontrar um suporte mútuo para suas ações no mundo. Em torno da preocupação com a infância unem-se organizações, grupos, instituições, movimentos sociais, indivíduos e investimentos financeiros com o máximo de dedicação, comprometimento, eficiência e difusão.


Todas as pessoas e instituições ligadas à Aliança são parceiras com igualdade de direitos; cooperam entre si de forma espontânea e livre, ajudando-se mutuamente e reunindo-se em diversas atividades, com participação em ações locais, regionais, nacionais ou de maior amplitude.


Segundo esta forma de atuação, a Aliança é uma rede onde cada pessoa procura, conforme seu âmbito de influência, fazer sua parte para ajudar na realização das metas compartilhadas.


Atualmente a Aliança pela Infância possui representação mais de 20 países da Europa, Américas, África e Ásia. Conheça o mapa da Aliança no Mundo

Idealizador da Alliance for Childhood: Christopher Clouder.

Christopher Clouder – Presidente do Fellowship das escolas Waldorf para o reino Unido e Irlanda e o CEO do Conselho Europeu para a Educação Waldorf em Bruxelas, co-fundador e diretor internacional da Alliance for Childhood.

Missão

Sensibilizar a sociedade sobre a importância de uma infância digna e saudável, como requisito fundamental para o pleno desenvolvimento do ser humano e sua inserção em uma sociedade que promova os valores da cultura de paz e promover a cooperação entre pais e profissionais de diferentes áreas, direta ou indiretamente envolvidos com crianças.


A Aliança pela Infância tem divulgado e incentivado, desde sua criação, o movimento pelo brincar. Este movimento surge na contramão da cultura de massa veiculada para a infância – cultura tecnológica, virtual, de consumo, de agendas super lotadas, estímulos inadequados, multiplicidade de informações e exigências, cultura do 'fast-food', cultura que se deteve no pensar e não no sentir e na fala dos corpos; cultura de vínculos 'descartáveis', cultura de tempos sem tempo.


Este movimento em prol do Brincar surge para lembrar, para chamar a atenção e sensibilizar pais, educadores e cuidadores à respeito da importância deste brincar.

Lembrar porque esquecemos?

Lembrar porque o ser humano tem entrado em um ritmo cotidiano tão frenético e automático que perdeu o referencial das suas necessidades, dos sinais do seu corpo, das mensagens das suas doenças e das suas neuroses.

Lembrar porque temos ficado cegos e surdos aos inúmeros, cotidianos e permanentes pedidos de socorro das crianças, jovens e até adultos para a falta.

A falta de tempo, a falta de espaço para ser, a falta de atenção e de presença. A falta de sensibilidade e cuidado com os pequenos gestos. A falta de rotinas que proporcionem referenciais. E, em contraposição, o excesso: de estímulos, de brinquedos, de informações, de exigências; de alimentos que não alimentam.

A Aliança pela Infância promove o engajamento no movimento pelo Brincar porque acredita que as crianças têm que poder ter tempo para serem crianças; e que, para poderem ser crianças, têm que brincar; que brincar faz parte das suas necessidades essenciais; que brincar é a forma que a criança tem de expressar-se, comunicar-se, o caminho para a descoberta do mundo, para desvelar os mistérios do ser humano. Porque no brincar, em cada brincadeira, em cada ser brincante, o mundo recomeça, a história reescreve-se.

Existem hoje muitos grupos, escritos, cursos, eventos e profissionais especialistas no âmbito do brincar. Todos sensíveis à importância deste brincar. A Aliança pela Infância acredita que é chegada a hora de juntar-se, fortalecer esta rede brincante, somar conhecimentos e experiências para evitar que estes grupos que defendem as mesmas idéias, criem cisões e, mais uma vez, deixem de chegar verdadeiramente na vida das crianças.

A semana do Brincar é um convite para todos se juntarem, para inspirar vidas mais significativas porque vividas, porque brincadas, porque partilhadas deixam suas marcas.

por Adriana Friedmann. Co-fundadora da Aliança Pela Infância no Brasil, antropóloga e educadora, especialista na área do jogo, coordena curso de Pós-Graduação em Educação Lúdica em São Paulo é consultora de fundações e ONGs e escritora.

O Dia Internacional do Brincar foi instituído pela Unesco e conta com a participação de centenas de cidades dos cinco continentes. Objetivo desta data foi resgatar e incentivar o brincar na infância e trazer a reflexão sobre a importância da brincadeira como momento da criação cultural e humana por excelência.

A comemoração ocorre sempre no último final de semana do mês de maio.

O intuito é valorizar a importância do brincar na vida das crianças, jovens e adultos.Participação, envolvimento, diversidade, cooperação, integração de várias gerações são alguns princípios que norteiam as atividades pensadas para este data, que vão muito além do brinquedo.

Brincar para aprender. Brincar é aprender a ser humano, a respeito ao próximo, a conviver, se relacionar com o mundo, com a natureza, criar e recriar.

Araraquara tem o Dia do Brincar como lei municipal, esta data foi incluída no calendário oficial do município. A prefeitura de Holambra também já incorporou a data no seu calendário.
 
http://www.aliancapelainfancia.org.br/eventos_detalhe.php?id_evento=65

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