CLAUDIA XIMENEZ

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Possui Graduação em Pedagogia pela UNESP(1991),Especialização em Psicopedagogia pela USP (1993), Mestrado em Psicologia da Educação pela USP (2001)e Doutorado pela UNESP (2013). Sou Profa Adjunto no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), junto à área de Psicologia Educacional, desde 2001. Em meu percurso profissional, atuei como Psicopedagoga Clínica e Institucional em instituições públicas paulistas (São José dos Campos, Bebedouro e Ribeirão Preto) durante 7 anos; Fui Docente na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e na Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 2001; Docente e Orientadora de Monografias em Cursos de Especialização na área de Psicopedagogia ; Coordenei um Programa de Extensão, "Ludoteca", onde desenvolvi estudos e orientei monografias, TCCs e bolsistas na tematica "Brincar na Infância em contextos educativos não-formais". Tenho experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Brincar na Infancia; Ludicidade e Formação de Professores; Memória Lúdica de Professores e implicações na pratica e concepções docente; Cinema e Infância; http://lattes.cnpq.br/1868082043428099

terça-feira, 15 de junho de 2010

GRAFHO Grupo de Pesquisa Autobiografia, Formação e História Oral

GRAFHO - Grupo de Pesquisa Autobiografia Formação História Oral
http://www.bacuridesign.com.br/grafho/


Instituição: UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CAMPUS I

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE - PPGEduC

Ano de criação: 2002

Líderes: Elizeu Clementino de Souza e Yara Dulce Bandeira de Ataide

E-mail: grafho@uol.com.br

Apresentação (Conteúdo encontrado no site acima referido e retirado integralmente para fins de divulgação, respeitando-se direitos autorais, sem fins comerciais)

O GRAFHO - Grupo de Pesquisa (Auto)Biografia, Formação e História Oral integra a base de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade / Universidade do Estado da Bahia – PPGEduC/UNEB e organiza-se, a partir de três linhas de pesquisas - Linha 1, ‘Abordagem (auto) biográfica, formação de professores e de leitores’; Linha 2, ‘Educação, Memória, História Oral e Pluralidade Cultural’; Linha 3, ‘Memória, (auto)biografia, infância e alfabetização’, as quais configuram-se na perspectiva de agregar pesquisadores e estudantes no campo das pesquisas (auto) biográficas, das práticas de formação, suas representações e interfaces com a memória e a História Oral.

O Grupo de Pesquisa História Oral, criado em 2002, no âmbito do PPGEduC/UNEB desenvolve diferentes trabalhos com ênfase em estudos centrados na memória, oralidade e suas diferentes formas de registro. A avaliação e ampliação do referido grupo para a constituição e consolidação do GRAFHO configura-se na perspectiva de agregar outros pesquisadores e estudos no campo das pesquisas (auto) biográficas, das práticas de formação, da infância e suas representações com interfaces com a memória e a História Oral. Este Grupo insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade e articula-se na interface entre as Linhas de Pesquisa I - Memória, Processos Civilizatórios e Pluralidade Cultural e a Linha de Pesquisa II - Currículo, Tecnologias e Formação de Professores -, reunindo professores-pesquisadores e alunos da graduação e da pós-graduação, com vistas a desenvolver estudos e pesquisas acerca das histórias de vida e de leitura, (auto) biografias e as práticas de formação de professores, bem como investigações no campo da história contemporânea na perspectiva de estudos dos processos civilizatórios, da educação, da formação, da memória e da pluralidade cultural na contemporaneidade e outros temas através da citada metodologia. Busca-se, através de relatos e depoimentos de atores sociais, apreender e registrar a memória recente e oral de grupos populares, com especial atenção as narrativas e vozes de professores em suas diferentes configurações e dimensões pessoal e profissional. As experiências em relação aos trabalhos com as histórias de vida e História Oral, marcam entradas significativas sobre a formação de professores e desdobram-se em disciplinas, atividades de extensão e de pesquisas. A participação em Associações Científicas (ANPEd, ASIHVIF, ANNIVHIF), a organização e participação em eventos acadêmicos e científicos (CIPA, ELLUNEB, Encontro de História Oral) demarcam níveis de implicação e de rede que os membros do grupo se vinculam.

(Conteúdo encontrado no site e retirado integralmente para fins de divulgação, respeitando-se direitos autorais, sem fins comerciais)

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