De Rouille et d'os/Rust and Bone
- Gênero: Drama, Romance
- Duração: 120 min.
- Origem: Bélgica, França
- Estreia: 21/06/2013
- Estreia em DVD: 05/09/2013
- Direção: Jacques Audiard
- Roteiro: Craig Davidson, Jacques Audiard, Thomas Bidegain
- Distribuidora: Sony Pictures do Brasil
- Censura: 14 anos
- Ano: 2012
- FERRUGEM E OSSO
“Ferrugem e Osso” é um filme forte
e igualmente marcante.
Na trama, co-escrita pelo próprio diretor,
um sujeito luta para criar seu filho pequeno.
Nos primeiros minutos de projeção
já conseguimos ter um senso da grande dificuldade
enfrentada pela dupla,
que precisa recorrer aos restos
deixados por outros passageiros no trem
a fim de se alimentar.
O protagonista Ali (Matthias Schoenaerts)
um sujeito luta para criar seu filho pequeno.
Nos primeiros minutos de projeção
já conseguimos ter um senso da grande dificuldade
enfrentada pela dupla,
que precisa recorrer aos restos
deixados por outros passageiros no trem
a fim de se alimentar.
O protagonista Ali (Matthias Schoenaerts)
então decide como última
opção fazer uma visita (de tempo indeterminado)
para sua irmã mais velha.
Sua relação com Anna (a irmã) é perceptivelmente abalada
sem que saibamos exatamente o motivo,
assim também como nunca fica claro
o paradeiro da mãe do menino Sam.
A obra deixa-nos tirar as conclusões,
assim como a maioria dos filmes adultos europeus
não mastigam suas informações ao público.
Seu foco é na futura relação de Ali,
que arruma emprego como segurança de boate,
com a problemática Stéphanie,
uma treinadora de baleias orcas,numa espécie de Sea World.
Os dois se conhecem na tal boate após uma briga,
e faíscas contraditórias são soltas logo de início
quando as personalidades ingenuamente
sincera e egoísta (dele),
e traumatizada e danificada (dela) colidem.
opção fazer uma visita (de tempo indeterminado)
para sua irmã mais velha.
Sua relação com Anna (a irmã) é perceptivelmente abalada
sem que saibamos exatamente o motivo,
assim também como nunca fica claro
o paradeiro da mãe do menino Sam.
assim como a maioria dos filmes adultos europeus
não mastigam suas informações ao público.
Seu foco é na futura relação de Ali,
que arruma emprego como segurança de boate,
com a problemática Stéphanie,
uma treinadora de baleias orcas,numa espécie de Sea World.
Os dois se conhecem na tal boate após uma briga,
e faíscas contraditórias são soltas logo de início
quando as personalidades ingenuamente
sincera e egoísta (dele),
e traumatizada e danificada (dela) colidem.
O que acontece a seguir,
é que após um grande acidente
envolvendo a criatura marinha,
a personagem de Cotillard
tem as pernas amputadas
e precisa reestruturar toda a sua vida.
A orca que mutilou a protagonista, no entanto, não é uma baleia má, é apenas um animal seguindo os seus instintos. Dessa forma, dentro do filme, o animal serve tanto como um signo quanto catalisador. Ao contrário dela, Stéphanie e Ali são duas pessoas tentando domar seus instintos. É um processo em que buscam se reumanizar, reencontrar a dignidade que perderam ao longo do caminho.
Esse processo humanizador, no entanto, dá-se por caminhos paradoxais. Ali se envolve em lutas de rua clandestinas, das quais sai coberto de sangue, mas com algum dinheiro. Stéphanie, por sua vez, começa a acompanhar de longe, de dentro do carro, até que, com o tempo, se torna uma espécie de empresária de Ali.
Fragmentos do texto de Alysson Oliveira, do Cineweb, em:
Ao mesmo tempo,
Ali se envolve em lutas undergound ilegais,
por dinheiro.
nunca chega a marca do massacre de sentimentos.
É uma história onde coisas ruins acontecem aos personagens,
que como em toda trama de superação,
precisam lidar e vencer seus problemas.
O belga Schoenaerts desperta igualmente compaixão,
sensibilidade, repulsa e certo terror.
Nunca sabemos qual desvio
seu personagem irá sofrer,
e o ator incorpora essa ambiguidade
sensibilidade, repulsa e certo terror.
Nunca sabemos qual desvio
seu personagem irá sofrer,
e o ator incorpora essa ambiguidade
de forma incrivelmente eficiente.
O diretor Audiard consegue criar uma obra crua
em seus sentimentos,
aplicando em doses uma doçura florescente,
cuja guinada final
consegue satisfazer os adeptos de ambos desfechos,
crus e realísticos, ou satisfatórios e agradáveis.
em seus sentimentos,
aplicando em doses uma doçura florescente,
cuja guinada final
consegue satisfazer os adeptos de ambos desfechos,
crus e realísticos, ou satisfatórios e agradáveis.
Observação importante:
fragmentos do original, por mim selecionados,
localizado em:
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